top of page

Setor:

Place Branding

Tipo:

Pesquisa | Inovação Social

O que:

Pesquisa e Insights Culturais
Place Branding
Lego Serious Play
Estratégia de Inovação

Places 4 Us

O impacto das cidades na felicidade da Gen Z

A Places For Us, a primeira agência brasileira especializada em Place Branding, lançou uma série de pesquisas para explorar os impactos de viver em grandes cidades na qualidade de vida e felicidade das pessoas. A série, chamada "Oxytocity", combina os termos "oxitocina" e "cidade", refletindo a relação entre o ambiente urbano e o bem-estar humano.

O primeiro estudo foi focado na Geração Z. O desafio era entender como os jovens interagem com a cidade, seus sonhos e aspirações, e como as cidades podem impactar seu bem-estar e felicidade.

Os jovens e a cidade

Existe uma íntima conexão entre cidades-pessoas-identidades- cultura. O lugar onde vivemos nos impacta e é impactado pelas interações, a forma como navegamos e vivemos nesse lugar. A conexão que criamos - ou não - com os lugares onde vivemos afeta diretamente a nossa felicidade e bem-estar - ainda mais para a sonhadora e idealizadora geração Z, que deseja "viver individualmente, coletivamente".

Para essa geração em que a identidade e o senso de pertencimento estão em formação, as cidades ideias são aquelas que funcionam como plataformas físicas, sociais e emocionais para promover esse autodesenvolvimento, tendo nos espaços públicos e estruturas físicas da cidade como agentes ativos das interações sociais. Ter a vida calma e em comunidade, como na época dos avôs, facilitada pela tecnologia é visão futura desejada entre os jovens. Uma nostalgia futura que integra o bom do passado com o que sentem faltam no presente e desejam recuperar no futuro.

_DSC8703.jpg
_DSC8703.jpg
Nostalgia Futura

Para obter insights profundos sobre a Geração Z e seu relacionamento com as cidades, facilitei sessões de co-criação usando a metodologia Lego Serious Play com grupos de jovens de 16-23 anos. A partir de perguntas norteadoras a respeito de suas realidades e percepções sobre a vida nas cidades, os jovens puderam compartilhar suas histórias e desejos pessoais sobre um futuro coletivo. Esse processo permitiu identificar códigos culturais, valores e pain points além de criar modelos compartilhados das cidades ideais na perspectiva dos participantes.

O resultado foi uma visão compartilhada sobre pertencimento e um forte senso de comunidade, pontos centrais para a felicidade e o bem-estar dessa geração. Esses insights foram fundamentais para desenhar estratégias e soluções de place branding focadas em construir cidades que promovam qualidade de vida e felicidade.

Criando a cidade onde desejamos viver

• Insights Culturais e Sociais: Compreensão profunda das aspirações da Geração Z em relação à vida urbana e seu impacto na sociedade.
• Place Branding Humanizado: Criação de uma visão de cidades que promovem pertencimento e felicidade.
• Co-criação e Pertencimento: Visão coletiva sobre o futuro das cidades, proporcionando aos jovens uma plataforma para expressar suas aspirações e sonhos.

bottom of page